Version FrançaisePolski WersjaEnglish VersionVersione ItalianaVersion EspañolaVersão Portuguesa

Home > Comunicação Social > Sala de Imprensa > Notícias > ARQUIVO > Arquivo 2012 

Multimedia         



História   

Mensagem de Fátima   

Reitoria | Serviços   

Locais | Monumentos   

Peregrinos a Pé    

Casamentos | Batismos   

Acolhimento|Informações   

Pedidos de Oração   

Comunicação Social   

Transmissões online - Capelinha das Aparições   

Homilias |Mensagens    

13 de Outubro   

Links   

Contactos   

Newsletter   





Imagem Peregrina de Fátima em peregrinação nacional pelos mosteiros de clausura em Portugal


Movimento da Mensagem de Fátima




Notícias

Arquivo 2012


 P. Adelino Guarda é o novo diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima
2012-05-10


P. Adelino Guarda é o novo diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima
O Revº. Padre Dr. Adelino Filipe Guarda foi nomeado, pelo Senhor Bispo de Leiria-Fátima, Diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima.
Esta instituição de ensino, da Diocese de Leiria-Fátima, é frequentada por 1150 alunos e conta com a colaboração de cerca de 130 funcionários (docentes e não docentes).
O P. Adelino Guarda, de 49 anos de idade, é natural da Boavista (Leiria) e é padre desta Diocese há 23 anos.
Atualmente desempenha as funções de Diretor do Centro de Formação e Cultura, Diretor do Gabinete de Apoio aos Serviços Pastorais, Diretor do Serviço de Apoio ao Clero, Coordenador do Serviço para o Diaconado Permanente e Assistente Religioso da Escola de Formação Social Rural de Leiria. É também membro do Colégio de Consultores e Secretário do Conselho Presbiteral.
Leciona diversas disciplinas de Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra e no Centro de Formação e Cultura.
É ainda docente na Escola de Formação Social Rural de Leiria.
Antes de iniciar os estudos teológicos, terminou o 1º ano do curso de Direito, na Universidade de Coimbra. Fez licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa, e frequentou o Mestrado em Teologia Sistemática. Concluiu ainda Licenciatura Canónica / Mestrado em Teologia Pastoral, na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, onde fez também o curriculum para doutoramento. Na sua investigação académica dedicou especial atenção ao acompanhamento em situações de luto e ao aconselhamento em cuidados de saúde, tendo sido já responsável pelo serviço diocesano de pastoral da saúde.
Há 15 anos que se dedica ao ensino e à formação, a diversos níveis (secundário e superior) e em diferentes âmbitos (teológico, pastoral, profissional, cuidados de saúde). Foi também professor no Seminário de Leiria.
Durante 13 anos exerceu o ministério sacerdotal no serviço paroquial, foi assistente diocesano da Ação Católica Rural e do Movimento Católico de Estudantes, foi capelão militar e formador de candidatos ao sacerdócio no Seminário de Coimbra. No Tribunal Eclesiástico da Diocese foi Defensor do Vínculo e Promotor da Justiça.
Tem proferido diversas conferências sobre temas da sua área de especialidade em cursos e seminários. Para além das tarefas oficiais, é solicitado frequentemente para orientar retiros em várias dioceses, sobretudo a sacerdotes e seminaristas, tendo-se dedicado também ao acompanhamento do clero.
O Padre Dr. Adelino Guarda substitui no cargo o Padre Dr. Joaquim Rodrigues Ventura, que foi Diretor desta instituição desde a sua fundação, em 1962.
O Senhor D. António Marto agradece, em nome da Diocese, ao P. Joaquim Ventura o serviço dedicado que prestou ao Colégio de S. Miguel ao longo de 50 anos, e ao P. Adelino Guarda a disponibilidade para acolher esta nomeação.
Leiria, 10 de maio de 2012
P. Vitor Coutinho, Chefe de Gabinete do Bispo Diocesano de Leiria-Fátima
 


<< voltar  |  imprimir  


(C) Santuário de Fátima