Home > Comunicação Social > Sala de Imprensa > Notícias > ARQUIVO > Arquivo 2012

Arquivo 2012

P. Adelino Guarda é o novo diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima
2012-05-10

P. Adelino Guarda é o novo diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima
O Revº. Padre Dr. Adelino Filipe Guarda foi nomeado, pelo Senhor Bispo de Leiria-Fátima, Diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima.
Esta instituição de ensino, da Diocese de Leiria-Fátima, é frequentada por 1150 alunos e conta com a colaboração de cerca de 130 funcionários (docentes e não docentes).
O P. Adelino Guarda, de 49 anos de idade, é natural da Boavista (Leiria) e é padre desta Diocese há 23 anos.
Atualmente desempenha as funções de Diretor do Centro de Formação e Cultura, Diretor do Gabinete de Apoio aos Serviços Pastorais, Diretor do Serviço de Apoio ao Clero, Coordenador do Serviço para o Diaconado Permanente e Assistente Religioso da Escola de Formação Social Rural de Leiria. É também membro do Colégio de Consultores e Secretário do Conselho Presbiteral.
Leciona diversas disciplinas de Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra e no Centro de Formação e Cultura.
É ainda docente na Escola de Formação Social Rural de Leiria.
Antes de iniciar os estudos teológicos, terminou o 1º ano do curso de Direito, na Universidade de Coimbra. Fez licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa, e frequentou o Mestrado em Teologia Sistemática. Concluiu ainda Licenciatura Canónica / Mestrado em Teologia Pastoral, na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, onde fez também o curriculum para doutoramento. Na sua investigação académica dedicou especial atenção ao acompanhamento em situações de luto e ao aconselhamento em cuidados de saúde, tendo sido já responsável pelo serviço diocesano de pastoral da saúde.
Há 15 anos que se dedica ao ensino e à formação, a diversos níveis (secundário e superior) e em diferentes âmbitos (teológico, pastoral, profissional, cuidados de saúde). Foi também professor no Seminário de Leiria.
Durante 13 anos exerceu o ministério sacerdotal no serviço paroquial, foi assistente diocesano da Ação Católica Rural e do Movimento Católico de Estudantes, foi capelão militar e formador de candidatos ao sacerdócio no Seminário de Coimbra. No Tribunal Eclesiástico da Diocese foi Defensor do Vínculo e Promotor da Justiça.
Tem proferido diversas conferências sobre temas da sua área de especialidade em cursos e seminários. Para além das tarefas oficiais, é solicitado frequentemente para orientar retiros em várias dioceses, sobretudo a sacerdotes e seminaristas, tendo-se dedicado também ao acompanhamento do clero.
O Padre Dr. Adelino Guarda substitui no cargo o Padre Dr. Joaquim Rodrigues Ventura, que foi Diretor desta instituição desde a sua fundação, em 1962.
O Senhor D. António Marto agradece, em nome da Diocese, ao P. Joaquim Ventura o serviço dedicado que prestou ao Colégio de S. Miguel ao longo de 50 anos, e ao P. Adelino Guarda a disponibilidade para acolher esta nomeação.
Leiria, 10 de maio de 2012
P. Vitor Coutinho, Chefe de Gabinete do Bispo Diocesano de Leiria-Fátima