Home > Comunicação Social > Sala de Imprensa > Notícias > ARQUIVO > Arquivo 2012

Imagem Peregrina de Fátima em Peregrinação nacional pelos mosteiros de clausura em Portugal

Arquivo 2012

Campanha “10 milhões de Estrelas, um gesto pela Paz”
Luz solidária da Cáritas acesa esta manhã em Fátima

2012-11-18

O gesto foi simbólico. Na manhã de 18 de novembro, no Santuário de Fátima, representantes das várias Cáritas diocesanas em Portugal acenderam a vela que levariam para a sua diocese, como sinal de compromisso, empenho e oração pelos bons frutos da 10.ª edição da campanha solidária de Natal “10 milhões de Estrelas, um gesto pela Paz”, desenvolvida pela Cáritas Portuguesa.

No final da eucaristia, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, o Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, que presidiu à celebração, acendeu uma pequena vela no círio pascal e, com ela, repartiu a luz com cada uma das outras velas que seriam depois levadas para as dioceses.

“Assim como milhões de pequenas velas acesas, somando-se umas às outras, produzem uma grande luz capaz de iluminar um grande espaço, do mesmo modo a fé de muitos, vivida e testemunhada em conjunto, irradia uma grande luz, a Luz que é o próprio Cristo, a Luz do mundo”, destacou D. Rino Passigato durante a homilia da celebração eucarística, momento em que reiterou uma das últimas catequeses de Bento XVI, proferida a 24 de outubro e na qual o Papa refletiu sobre o que deve significar “crer” para os cristãos de hoje.

“Meus irmãos e minhas irmãs, com o Santo Padre quero dizer-vos: «o nosso tempo exige cristãos que tenham sido arrebatados por Cristo, que cresçam na fé, graças à familiaridade com a Sagrada Escritura e com os Sacramentos. Pessoas que sejam quase um livro aberto que narra a experiência da vida nova no Espírito, a presença daquele Deus que nos sustêm  no caminho e nos abre para a vida que nunca mais terá fim»”, disse.

Mais de seis mil peregrinos participaram nesta eucaristia dominical e, por isso,  testemunharam o gesto final de acendimento das velas, sinal que pretende dar visibilidade a uma ação solidária que apoia causas consideradas como as mais prementes, dentro de todo as urgências, pela Cáritas Portuguesa .

Ainda que o gesto tenha sido simbólico, aponta para um convite concreto: a compra de uma vela, cuja venda reverterá para projetos de dois âmbitos: 65% será entregue às Cáritas Diocesanas a quem caberá a sua aplicação na resposta às famílias, 35% será aplicado num projecto internacional, o projeto "Casas Familiares Rurais", desenvolvido no Brasil e relacionado com o desenvolvimento do mundo rural.

“Uma iniciativa que se propõe ser um sinal de esperança na promoção dos valores da paz. Cada vela acesa na noite de Natal é um gesto de compromisso na construção de laços de partilha, solidariedade e justiça entre homens, sociedade e nações”, destaca a Cáritas sobre a campanha.

As velas estão também à venda nas lojas de artigos do Santuário de Fátima.

15 174 pessoas ajudadas em outubro

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca, revelou ontem em Fátima que a organização ajudou mais de 45 mil famílias e 128 mil pessoas até ao presente momento, um número que representa um aumento de 70% face ao ano anterior. No passado mês de outubro o número de pessoas ajudadas foi de 15 174.

Os números, apresentados ontem aos jornalistas, revelam um agravamento de 45% nos atendimentos às famílias, entre janeiro e outubro, valor que sobre para 70 % quanto ao atendimento a pessoas, “o que significa que as famílias que se dirigiram às caritas diocesanas durante 2012 foram mais numerosas”.

Cáritas de Leiria-Fátima abre loja diocesana

A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima abrirá a sua loja solidária no próximo dia 20 de novembro, num espaço renovado que pretende ser “mais humanizante e acolhedor para aqueles que necessitem de utilizar os serviços e bens da loja”.

De acordo com informação do Gabinete de Informação e Comunicação (GIC) da Diocese de Leiria-Fátima, a loja funcionará na sede diocesana da Cáritas, junto ao Seminário Diocesano, e estará articulada com a da delegação da Cruz Vermelha de Leiria, “com o intuito de potenciar respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando, assim, os recursos existentes e eliminando sobreposições de intervenção”.