Version FrançaisePolski WersjaEnglish VersionVersione ItalianaVersion EspañolaVersão Portuguesa

Home > Comunicação Social > Sala de Imprensa > Notícias > ARQUIVO > ARQUIVO 2014 

Multimedia         



História   

Mensagem de Fátima   

Reitoria | Serviços   

Locais | Monumentos   

Peregrinos a Pé    

Casamentos | Batismos   

Acolhimento|Informações   

Pedidos de Oração   

Comunicação Social   

Transmissões online - Capelinha das Aparições   

Homilias |Mensagens    

13 de Outubro   

Links   

Contactos   

Newsletter   




Imagem Peregrina de Fátima em peregrinação nacional pelos mosteiros de clausura em Portugal


Movimento da Mensagem de Fátima




Notícias

ARQUIVO 2014


 «Envolvidos no amor de Deus pelo mundo» Novo ano pastoral de 2013-2014 dedicado à aparição de julho
2013-11-20


 
Desde finais de 2010 que o Santuário vem percorrendo um caminho de preparação e celebração do Centenário das Aparições.
 
O itinerário temático que guia a vida do Santuário ao longo de sete anos pretende levar-nos a aprofundar os temas mais significativos da Mensagem de Fátima, ligando-os entre si de forma orgânica e coerente. O ponto de partida para cada ano é uma das aparições de Nossa Senhora, o que permite identificar as ideias fundamentais da Mensagem de Fátima, encontrando para cada um dos sete ciclos anuais um conjunto de propostas capazes de a apresentar e iluminar.
 
O ano pastoral de 2013-2014 vai ser dedicado à aparição de julho. O tema escolhido é: «Envolvidos no amor de Deus pelo mundo». A inspiração para o tema veio da própria oração que Nossa Senhora ensinou aos Pastorinhos em julho: «Ó Jesus, é por Vosso amor...». Esta aparição é particularmente rica de conteúdos e a dificuldade maior foi identificar um aspeto que fosse unificador. Optou-se pelo “amor de Deus pelo mundo” como dimensão que melhor permite abordar os diversos conteúdos da Mensagem de Fátima, comunicados nesta aparição.
 
Depois de exortar os Pastorinhos a rezar o terço todos os dias, Nossa Senhora diz-lhes: «Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria». Esta é uma oração de entrega ou de oferecimento dos sacrifícios que se fazem. A oração é dirigida a Jesus Cristo, porque pelos nossos sacrifícios nos unimos à entrega de Cristo na cruz por nós. E a oração explicita a motivação de todo o sacrifício que os Pastorinhos faziam: «é por Vosso amor». É em resposta ao amor de Deus, de que os Pastorinhos fizeram uma forte experiência, que eles se dispõem a fazer sacrifícios. Era o amor que os motivava: o amor de Deus, que Nossa Senhora lhes dera a conhecer e a experimentar, e ao qual procuravam corresponder. 
 
A aparição de julho é ainda marcada por outra oração, uma jaculatória, ensinada por Nossa Senhora aos Pastorinhos: «Quando rezais o terço, dizei, depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem». Seguindo a vontade expressa de Nossa Senhora, repetimos esta oração depois de cada mistério do rosário. Mas mais uma vez, o que justifica a oração pelos pecadores é o amor: o amor de Deus por cada um deles e o amor que cada crente é convidado a ter por eles, como resposta ao imenso amor de Deus.
 
É ainda na aparição de julho que Nossa Senhora confia aos Pastorinhos o famoso Segredo. Ora, o que o Segredo nos dá a conhecer é o imenso amor de Deus pelo mundo; é que a nossa história não é estranha a Deus que, porque nos ama infinitamente, não deixa que ela caminhe para o abismo.
 
Estamos verdadeiramente “envolvidos no amor de Deus pelo mundo”! 
 
Esta temática reconduz-nos ao centro da mensagem cristã e ao núcleo da Mensagem de Fátima. A revelação do Deus como Amor constitui verdadeiramente o cerne da mensagem cristã. S. João di-lo da seguinte forma: «Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele» (1 Jo 4, 16). Mas aqui está também o núcleo fundamental da Mensagem de Fátima, que somos convidados a descobrir: o amor de Deus que os Pastorinhos experimentaram de forma tão intensa, que mudou as suas vidas; a reparação; a devoção ao Imaculado Coração de Maria...
 
O tema do novo ano pastoral é um convite, partindo da Mensagem de Fátima, a tomarmos consciência desse grande amor de Deus por nós; mas é também desafio a viver concretamente esse amor a Deus e aos irmãos, à imagem dos Pastorinhos.
 
Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima
 


<< voltar  |  imprimir  


(C) Santuário de Fátima