Home > Comunicação Social > Sala de Imprensa > Notícias > ARQUIVO > ARQUIVO 2014

ARQUIVO 2014

«Envolvidos no amor de Deus pelo mundo» Novo ano pastoral de 2013-2014 dedicado à aparição de julho
2013-11-20

Desde finais de 2010 que o Santuário vem percorrendo um caminho de preparação e celebração do Centenário das Aparições.

O itinerário temático que guia a vida do Santuário ao longo de sete anos pretende levar-nos a aprofundar os temas mais significativos da Mensagem de Fátima, ligando-os entre si de forma orgânica e coerente. O ponto de partida para cada ano é uma das aparições de Nossa Senhora, o que permite identificar as ideias fundamentais da Mensagem de Fátima, encontrando para cada um dos sete ciclos anuais um conjunto de propostas capazes de a apresentar e iluminar.

O ano pastoral de 2013-2014 vai ser dedicado à aparição de julho. O tema escolhido é: «Envolvidos no amor de Deus pelo mundo». A inspiração para o tema veio da própria oração que Nossa Senhora ensinou aos Pastorinhos em julho: «Ó Jesus, é por Vosso amor...». Esta aparição é particularmente rica de conteúdos e a dificuldade maior foi identificar um aspeto que fosse unificador. Optou-se pelo “amor de Deus pelo mundo” como dimensão que melhor permite abordar os diversos conteúdos da Mensagem de Fátima, comunicados nesta aparição.

Depois de exortar os Pastorinhos a rezar o terço todos os dias, Nossa Senhora diz-lhes: «Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria». Esta é uma oração de entrega ou de oferecimento dos sacrifícios que se fazem. A oração é dirigida a Jesus Cristo, porque pelos nossos sacrifícios nos unimos à entrega de Cristo na cruz por nós. E a oração explicita a motivação de todo o sacrifício que os Pastorinhos faziam: «é por Vosso amor». É em resposta ao amor de Deus, de que os Pastorinhos fizeram uma forte experiência, que eles se dispõem a fazer sacrifícios. Era o amor que os motivava: o amor de Deus, que Nossa Senhora lhes dera a conhecer e a experimentar, e ao qual procuravam corresponder.

A aparição de julho é ainda marcada por outra oração, uma jaculatória, ensinada por Nossa Senhora aos Pastorinhos: «Quando rezais o terço, dizei, depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem». Seguindo a vontade expressa de Nossa Senhora, repetimos esta oração depois de cada mistério do rosário. Mas mais uma vez, o que justifica a oração pelos pecadores é o amor: o amor de Deus por cada um deles e o amor que cada crente é convidado a ter por eles, como resposta ao imenso amor de Deus.

É ainda na aparição de julho que Nossa Senhora confia aos Pastorinhos o famoso Segredo. Ora, o que o Segredo nos dá a conhecer é o imenso amor de Deus pelo mundo; é que a nossa história não é estranha a Deus que, porque nos ama infinitamente, não deixa que ela caminhe para o abismo.

Estamos verdadeiramente “envolvidos no amor de Deus pelo mundo”!

Esta temática reconduz-nos ao centro da mensagem cristã e ao núcleo da Mensagem de Fátima. A revelação do Deus como Amor constitui verdadeiramente o cerne da mensagem cristã. S. João di-lo da seguinte forma: «Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele» (1 Jo 4, 16). Mas aqui está também o núcleo fundamental da Mensagem de Fátima, que somos convidados a descobrir: o amor de Deus que os Pastorinhos experimentaram de forma tão intensa, que mudou as suas vidas; a reparação; a devoção ao Imaculado Coração de Maria...

O tema do novo ano pastoral é um convite, partindo da Mensagem de Fátima, a tomarmos consciência desse grande amor de Deus por nós; mas é também desafio a viver concretamente esse amor a Deus e aos irmãos, à imagem dos Pastorinhos.

Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima