17 de setembro, 2017

3J3A6797.jpg

3ª Peregrinação da comunidade surda ao Santuário de Fátima reuniu peregrinos de Norte a Sul de Portugal

Programa conta com atividades sobre a Mensagem de Fátima 

 

Realiza-se este domingo, no Santuário de Fátima, a 3ª Peregrinação da comunidade surda em Portugal. Esta é uma peregrinação nacional promovida pelo Santuário de Fátima, em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua gestual portuguesa do Santuário, e a colaboração das Irmãs da Aliança de Santa Maria.

O programa teve início às 10h30 com o acolhimento na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, seguindo-se uma atividade lúdico-formativa sobre a Mensagem de Fátima. Às 12h30 realiza-se um almoço partilhado e às 14h00, na Capelinha das Aparições, haverá um momento de saudação a Nossa Senhora. O programa termina às 15h00 com a missa, com interpretação em língua gestual portuguesa na Basílica da Santíssima Trindade.

“Esta Peregrinação é importante porque nela a comunidade surda ganha uma orientação espiritual que lhe permite depois viver a sua fé de uma forma mais sólida” disse à Sala de Imprensa do Santuário Renato Coelho, um dos elementos da equipa de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que colabora com o Santuário semanalmente na Missa dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

“Explicar-lhes o valor da oração ou da participação na Eucaristia é importante para que eles vivam a sua fé de uma forma mais esclarecida e com estas catequeses que são dadas de forma simples, numa linguagem que eles percebam, é também uma forma deles se sentirem aconchegados pela igreja”, refere ainda Renato Coelho.

A primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas propostas.

Esta 3ª Peregrinação conta com perto de uma centena de peregrinos, de Norte a Sul de Portugal.

“É, também, uma forma de mostrarmos a assiduidade e a adesão da comunidade a este serviço do Santuário”, acrescenta o intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

A primeira Missa com interpretação em Língua Gestual Portuguesa no Santuário foi celebrada em maio de 2013, de forma a proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais.

Já este ano, em maio, o Santuário ofereceu a interpretação em Língua Gestual Portuguesa de todas as celebrações presididas pelo Papa Francisco, na Cova da Iria, quer em écrans no Recinto de Oração quer na sua página on line.

O grupo de intérpretes de língua gestual portuguesa que colabora com o Santuário de Fátima é composto por 12 elementos que semanalmente, ao domingo, interpretam em língua gestual portuguesa a missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.