19 de maio, 2017

peregrinacao.jpg

Santuário de Fátima prepara-se para receber mais cinco grandes peregrinações internacionais aniversárias no Centenário

A Cova da Iria acolherá igualmente três grandes peregrinações nacionais do Líbano, Rússia e República Checa

Depois da visita do Papa Francisco a Fátima no mês de maio aproximam-se outras grandes peregrinações no Santuário de Fátima. Cinco dessas peregrinações assinalam as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Francisco, Lúcia e Jacinta e são designadas peregrinações internacionais aniversárias. Mas há outras.

No próximo mês de junho o Santuário de Fátima irá receber três grandes peregrinações. A primeira, nos dias 9 e 10 de junho, será a 39º Peregrinação das Crianças, sob o lema “Senhora do Rosário, mais brilhante que o Sol”. Trata-se de uma das mais importantes do Santuário de Fátima, pelo número expressivo de crianças que reúne, oriundas de todas as dioceses do país. Este ano será presidida por D. António Marto.

No dia 12 e 13 de junho celebra-se a segunda peregrinação internacional aniversária que tem como tema “Glória a Ti Rainha da Paz”, e será presidida pelo Cardeal Angelo Bagnasco, Arcebispo Metropolitano de Génova e Presidente da Conferência Episcopal Italiana. Esta peregrinação evoca a segunda aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria e trará a Fátima um enorme grupo de peregrinos italianos.

Ainda antes de terminar o mês de junho, o Santuário de Fátima receberá a peregrinação nacional do Líbano, a 24 e 25 de junho.

A peregrinação nacional do Líbano trará ao Santuário de Fátima 10.000 peregrinos. O responsável por esta peregrinação é o P. Khalil Alwan, diretor do Santuário Nossa Senhora do Líbano - Harissa. O Patriarca Maronita de Antioquia Bichara Rai presidirá ao Terço na Capelinha.

Na terceira peregrinação internacional aniversária, em julho, mês em que Nossa Senhora apareceu pela terceira vez aos três pastorinhos, que terá como tema “Terna mãe, Senhora Nossa”, o presidente será D.Paolo Pezzi, Arcebispo de Moscovo. Esta peregrinação reunirá todos os bispos católicos de língua russa e será um momento particularmente expressivo e simbólico. Deste país chegarão os sete bispos católicos, acompanhados de quase uma centena de pessoas, entre sacerdotes e leigos, de 11 a 14 de julho.

Já em 2011 D. Paolo Pezzi presidiu à peregrinação internacional aniversária de outubro e, na altura, escreveu no livro de honra do Santuário que “Nossa Senhora ama a Rússia e aqui nos consagramos a Ela novamente. Vem Espirito Santo, vem por Maria."

D.  Rino Fisichella, presidente do Pontíficio Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, presidirá à peregrinação internacional aniversária de agosto, também conhecida como a peregrinação dos migrantes na medida em que coincide com a peregrinação nacional dos migrantes, promovida pela Obra Católica das Migrações. Esta peregrinação internacional aniversária terá como tema “Santa Maria, Mãe de Deus”.

No mês de setembro o Santuário de Fátima celebra a quinta peregrinação internacional aniversária com o  tema “Mãe da Igreja, rogai por nós” e será presidida pelo Cardeal Mauro Piacenza, Penitenciário-mor do Supremo Tribunal da Penitenciaria .

Dias depois o Santuário de Fátima acolherá a peregrinação nacional da República Checa. O Apostolado Mundial de Fátima da República Checa, traz ao Santuário Mariano da Cova da Iria 15 bispos, 90 padres, 100 religiosos e 340 membros do Apostolado Mundial de Fátima. Será, porventura, uma das comitivas mais numerosas previstas para este ano do centenário das aparições na Cova da Iria.

A última peregrinação internacional aniversária será no mês de outubro, e será presidida por D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima e o tema da peregrinação será “Maria, Estrela da Evangelização”.

fatima2017

28 mar 2024