Congresso 2007 Santissima Trindade_cartaz.jpg

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo | 2007

9 a 12 de maio de 2007

Centro Pastoral de Paulo VI

O Congresso Internacional Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo realizou-se no âmbito das celebrações do 90.º aniversário das aparições de Fátima. Tomando por epígrafe a invocação inicial da oração do Anjo na sua terceira aparição aos pequenos videntes, o congresso versou sobre o mistério trinitário de Deus, que a mensagem de Fátima recorda insistentemente e em referência ao qual é inaugurada (aparições do Anjo) e encerrada (aparição de Tuy) e para cuja centralidade sempre aponta. A reflexão procurou mostrar como este mistério fundamental do cristianismo se revela na Sagrada Escritura e estrutura a oração litúrgica da Igreja; como desafiou o pensamento e fez evoluir a linguagem, tendo apaixonado os grandes vultos da teologia, do oriente e do ocidente; e como da sua meditação brotam elementos sempre novos para uma renovada compreensão do homem, da sociedade e da Igreja.

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima