Propostas de verão

AF_Fatima_Jovens_Tu-Es-Livre_Banner.jpg
Propostas de verão
Tu és livre? | Fátima 2017

«Quereis oferecer-vos?... Sim, queremos»

O Santuário de Fátima oferece aos jovens um lugar próprio, a Casa do Jovem. Situa-se atualmente sob a Colunata Norte do Santuário e tem funcionado, nos fins de semana de Verão, como um espaço de acolhimento aos jovens que vêm a Fátima, em busca espiritual.

Sem deixar de ter como objetivo primeiro este acolhimento, assumimos como objetivo para o verão do Centenário que a Casa do Jovem seja também um lugar de proposta da espiritualidade que Fátima oferece, com uma linguagem adequada aos jovens de hoje. Será um polo dinamizador de atividades que possibilitem a estes a experiência das mais significativas dimensões da mensagem de Fátima para este tempo.

Este ano, a proposta feita a partir da Casa do Jovem sublinha a dimensão vocacional da existência, percebida e vivida como resposta a uma interrogação que interpela a liberdade pessoal de cada um, como aconteceu com os pastorinhos logo na primeira aparição mariana: «– Quereis oferecer-vos a Deus? – Sim, queremos». Toda a história de amor e entrega de si mesmos a Deus pelos outros decorre desta decisão primeira, em que respondem como pessoas-sujeito de liberdade que como tal são reconhecidas e respeitadas pelo Céu.

A proposta deste programa acontece em todos os fins de semana do Verão desde o primeiro de julho até ao primeiro de setembro, com início às 10h30 de sábado e conclusão às 16h30 de domingo.

Um dos padres do Serviço de Pastoral dos Jovens do Santuário acompanhará em permanência a atividade, cada fim de semana.

• 10h30 | Acolhimento
  • 10h45 | 1. Fátima, textos e contextos
  • 11h45 | 2. Um triângulo circular [Capelinha das Aparições – Muro de Berlim – Queimador]
  • 13h00 | Almoço
  • 14h30 | 3. Em caminho com os Pastorinhos [Cruz Alta – Rotunda dos Pastorinhos – Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos – Calvário Húngaro – Loca do Cabeço – Casas dos pastorinhos e Poço do Arneiro – Igreja Paroquial de Fátima – Basílica da Santíssima Trindade – Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Túmulos]
  • 18h00 | 4. Cristo e tu. O silêncio, a Palavra e o Sacramento [Capela da Sagrada Família. Lectio divina e adoração eucarística]
  • 20h00 | Jantar
  • 21h30 | 5. Maria e tu. Rosário e Procissão das Velas

• 09h00 | Oração da Manhã
  • 09h30 | 6. Os Pastorinhos e tu. Visita à Casa das Candeias
  • 11h00 | 7. O Povo de Deus e tu. Missa – Recinto de Oração
  • 13h00 | Almoço
  • 14h30 | 8. Tu. Visita à Exposição temporária As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo
  • 15h30 | 9. Livre, partir peregrino. Encontro conclusivo
  • 16h30 | Despedida

Informações práticas

Devem fazer-se em formulário próprio, acessível aqui.

Alojamento e refeições

São da responsabilidade de cada participante. Sugere-se, para os que pretendam alojamento e refeições nas casas do Santuário, o contacto com o Serviço de Alojamento: [email protected];

Quando?

Todos os fins de semana do Verão desde o primeiro de julho até ao primeiro de setembro, com início às 10h30 de sábado e conclusão às 16h30 de domingo.

Animadores voluntários

Para dinamizar esta iniciativa, está a constituir-se, para cada fim de semana, um grupo de Animadores.

São convidados para este serviço de voluntariado jovens entre os 17 e os 25 anos, provenientes de paróquias e/ou movimentos e/ou Congregações e/ou Seminários. O grupo de Animadores de cada fim de semana será plural, constituído por jovens provenientes destes diversos espaços da Igreja, o que proporcionará a quem integrar o grupo uma experiência de Igreja como comunhão, unidade na diversidade dos carismas, espiritualidades e pertenças.

Integrar estes grupos de Animadores será, neste ano do Centenário, um momento de tomar contacto com ou aprofundar o conhecimento da Mensagem de Fátima e a relevância de coordenadas de espiritualidade – como a Liberdade – que esta pode oferecer para as suas vidas de jovens cristãos deste tempo.

Esta colaboração como Animadores começa às 17h de sexta-feira e termina às 17h de domingo. Na tarde e noite de sexta-feira far-se-á a formação e preparação para poderem acolher e conduzir as atividades dos dias de sábado e do domingo com os jovens que venham participar no programa que lhes é proposto.

O Santuário garante as refeições dos voluntários que aderirem à proposta de serem Animadores nesta iniciativa; garante também o alojamento àqueles que dele necessitarem.

Para obter informações, deve contactar-se para: [email protected].

A inscrição para animadores voluntários deve ser feita aqui.

Terço, na Capelinha das Aparições

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima