Retiros e recoleções

Azulejo da capelinha_Corte 2.jpg

Retiros e recoleções para o clero

Os retiros e as recoleções são organizados pela diocese de Leiria-Fátima com a anuência dos bispos de Portugal e estão abertos aos padres diocesanos e religiosos de todo o país que neles queiram participar.

No caminho rumo ao Centenário das Aparições, o Santuário de Fátima propõe que este ano nos centremos na aparição de outubro de 1917 e recordemos a promessa da “Senhora mais brilhante que o sol”: «O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus».

Ao apresentar este calendário com as recoleções e retiros para 2017 em Fátima, convidamos os sacerdotes a participarem, com a confiança de que, como no seu povo, em Maria e em Fátima, também na sua vida Deus continua a fazer maravilhas. A escuta e meditação da Palavra de Deus, a oração e adoração eucarística, a possibilidade de celebrar o sacramento da reconciliação, recebendo o abraço misericordioso de Deus e o encontro fraterno com outros sacerdotes são momentos de graça que os retiros e recoleções proporcionam. Deste modo, seremos fortalecidos para a nossa missão pastoral.

Recoleções

• 2 de janeiro | Doutora Maria do Rosário Soveral
  • 6 de fevereiro | P. Patrício Alexandre Lopes Oliveira
  • 6 de março | P. Joaquim Augusto Nunes Ganhão
  • 3 de abril | P. Joaquim da Silva Teixeira, OCD
  • 5 de junho | Abade Bernardino Ferreira da Costa, OSB
  • 3 de julho | P. Jovanete Paulo Vieira, MIC
  • 7 de agosto | P. Manuel Henrique Gameiro de Jesus
  • 4 de setembro | P. Fábio Manuel Carvalho Bernardino
  • 2 de outubro | Ir.ª Raula Margarida Neves Abreu, MR
  • 6 de novembro |  Frei Fabrizio Bordin, OFM Conv.
  • 4 de dezembro | Frei José Pinto Pereira da Costa, OFM

As recoleções não necessitam de inscrição prévia. Começam às 10h30, com a recitação da Hora Intermédia, e terminam com o almoço. Realizam-se na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

Retiros

• 17 a 21 de julho | P. José Fiel de Sousa
  • 16 a 20 de outubro | P. Sérgio Diz Nunes, SJ
  • 6 a 10 de novembro | P. Adelino Ascenso, SMBN
  • 20 a 24 de novembro |  P. Tony Neves, CSSp

Os retiros principiam com o jantar do primeiro dia, às 20h00, e terminam com o almoço do último dia, às 12h00, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

A inscrição deverá ser feita, por escrito, até 10 dias antes de cada data, para:
Serviço de Alojamento
2496-908 FÁTIMA