Simpósio Teológico-Pastoral

2018-04-09_banner_simposio.png

"Fátima Hoje: que sentido?"

Simpósio Teológico-Pastoral 2018

De 22 a 24 de junho

Salão do Bom Pastor, Centro Pastoral de Paulo VI | Santuário de Fátima

O Simpósio Teológico-Pastoral "Fátima Hoje: que sentido?" pretende dar um contributo privilegiado para a vivência do tema proposto pelo Santuário para o este ano pastoral: "Dar graças pelo dom de Fátima", integrado no triénio 2017-2020, sob o tema "Tempo de Graça e Misericórdia".

"Decorridos cem anos sobre o acontecimento e passado o momento necessariamente celebrativo que evocou esse acontecimento fundante, reveste-se de total pertinência que as diferentes formas de pensar, ao olharem para o comportamento humano em torno da Cova da Iria, interroguem o sentido que Fátima continuará a ter depois de se virar essa página que foi o ano de 2017", refere o Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, Marco Daniel Duarte, ao apresentar esta proposta, antecipando a dinâmica esperada.

"Ao longo de três dias de reflexão, investigadores de diferentes academias, nacionais e estrangeiras, convocarão para um itinerário que iniciará sob a égide dos verbos «receber e viver», que continuará através dos verbos «viver e anunciar» e que confluirá no verbo «refletir». Cada uma destas ações reportará ao ‘corpus’ de conteúdos que a tradição pastoral — depois apreendida pela leitura académica — timbrou com a expressão “Mensagem de Fátima”. Nesta tipificada, expressiva e muito difundida conjugação estará, afinal, uma forma de dizer matérias que se inscrevem na reflexão sobre a existência humana, dessa reflexão que, partindo das fontes e dos protagonistas de um concreto lugar, permite uma visão sobre o complexo e multiforme mundo contemporâneo."

Sexta, 22 de junho

Receber e viver a Mensagem

08h30 |  Abertura do secretariado

10h00 | Sessão de abertura