07 de setembro, 2016

IMG_4509.JPG


 «A ciência atual reconhece que não há ramo do saber que possa traduzir com plenitude» o acontecimento Fátima 

Diretor do Museu do Santuário de Fátima fez uma comunicação no âmbito do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional
 

Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão e diretor do Museu do Santuário de Fátima, no âmbito do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional, fez uma comunicação “Epistemologia de Fátima: ouvir, narrar, ler e interpretar Fátima ao longo de um século”.

O historiador contou que foi através do jornal O século que o fenómeno Fátima «teve a difusão rápida e o transforma de acontecimento local para acontecimento nacional e depois internacional» e por isso «a palavra notícia tem no universo Fátima sentido profundo».

«A ciência atual reconhece que não há ramo do saber que possa traduzir com plenitude o acontecido no tempo, seja espiritual ou não espiritual», afirmou Marco Daniel Duarte que disse ainda que «hoje em dia as ciências sociais e humanas dizem claramente que não se consegue fixar o acontecimento porque cada acontecimento é único».

O diretor do Serviço de Estudos e Difusão e diretor do Museu do Santuário de Fátima trouxe a conhecimento que desde a criação da Biblioteca do Santuário de Fátima, em 1955, foram contabilizadas 4569 entradas de publicações onde haja alusão ao Santuário ou a Nossa Senhora de Fátima. Estas obras, essencialmente livros e brochuras, «são barómetro do que tem sido a produção escrita sobre Fátima». 

Na totalidade das obras, 1175 referem-se à narrativa das aparições, 896 são biografia dos protagonistas, 1625 falam sobre a Mensagem de Fátima. Há ainda obras sobre a consagração, o segredo de Fátima, o ateísmo, a paz, o rosário, o Imaculado Coração de Maria, a reparação, penitência, adoração a Deus Trinitário, adoração Eucarística, orações e jaculatórias, conversão, reconciliação, sacrifício, devoção dos 5 primeiros sábados, milagres e curas, milagre do sol, promessas, doentes e Papas. A maioria destas obras é oriunda da década de 50 e constituem «a aproximação à riqueza de Fátima», afirmou Marco Daniel Duarte.

O 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional começou ontem e continua esta tarde com os Workshops linguísticos. O Papa Francisco faz-se representar através do Cardeal D. José Saraiva Martins.  

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.